Algumas dicas que poderão te auxiliar na aplicação do formulário da nossa pesquisa-ação aos estudantes de sua escola:
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O formulário
O formulário de estudante possui 3 dimensões. Sabemos que responder formulários em algum momento pode trazer distrações, nesse sentido estimulamos que:
Explique que o objetivo da consulta aos estudantes é identificar como percebem o racismo na escola, a fim de compreenderem a importância de suas respostas no formulário;
Leve turmas de estudantes para responder o formulário caso tenha disponível sala com computadores.
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Os sentimentos
Sabemos que a leitura do formulário mobiliza sentimentos e possíveis gatilhos, nesse sentido estimulamos que:
Nos casos de turmas na sala de computadores, haja um espaço de privacidade para cada respondente, seja um computador para cada um ou um momento para cada um responder revezando o computador.
Nos casos em que não há computadores na escola, mas há internet, instrua os estudantes a acessarem por seus celulares individuais.
Nos casos em que os estudantes acessem o formulário de suas casas, sugira que busquem privacidade quando respondê-lo
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Auxilie os alunos
O formulário foi pensado em linguagem adequada para estudantes acima dos 12 anos. No entanto, pode ser que haja dúvidas na forma de interpretação das perguntas. Coloque-se à disposição para ajudar em possíveis dificuldades de interpretação
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A aplicação do formulário também é momento de corrigir falas racistas
No que consiste em possíveis “brincadeiras” e “comentários” depreciativos e racistas no momento da resposta ao formulário, instruímos que repreendam tais violências e abram o diálogo justamente sobre a importância e seriedade da consulta.
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sobre dados
No início do formulário, há um aviso de que a pesquisa reúne dados que podem ser sensíveis para algumas pessoas e podem produzir gatilhos emocionais. Fica a critério da pessoa querer responder.
Nenhum dado individual será divulgado para qualquer fim. Os dados serão usados coletivamente para análise. -
é preciso falar sobre
O formulário reproduz falas racistas do cotidiano da escola. Resolvemos manter o conteúdo por entender a necessidade de pessoas brancas e a sociedade como um todo refletirem sobre a violência que causam. Também cria-se a oportunidade para que pessoas negras tenham espaço de fala sobre o assunto. Entendemos que para pessoas negras é importante também buscar ajuda e não calar sobre o sofrimento do racismo cotidiano. Para isso sugerimos uma lista onde essas pessoas possam buscar apoio emocional caso necessário. Acesse aqui
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Manual do Grêmio Antirracista
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CARTAZ A4
cole na sua escola!
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